29 de mai. de 2012

Convite ao entusiasmo

"O importante não é a perfeição com a qual conseguimos realizar o que deve provir da vontade,
e, sim, que o que tiver de surgir nesta vida,
por mais imperfeito que venha a parecer,
seja feito uma vez para que haja um começo".
Rudolf Steiner

"A palavra “entusiasmo” vem do grego e significa “ter um Deus dentro de si”. (...) Segundo os gregos, apenas pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano. Era preciso, portanto, entusiasmar-se. O entusiasmo é diferente do otimismo. Otimismo significa acreditar que uma coisa vai dar certo. A pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo. Entusiasmada é a pessoa que acredita em si. E nos outros. Acredita na força que as pessoas têm de transformar a própria realidade e o mundo. Se formos esperar ter as condições ideais primeiro, para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos com coisa alguma, pois sempre aparecerão razões contrárias. Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso". (Jardim Escola Cora Coralina) 


A comunidade Waldorf é formada por entusiastas que, mesmo vivendo uma realidade desafiadora, acredita na capacidade de vencer, construir o sucesso e transformar a cada momento essa realidade.

Sabemos que o sucesso dos trabalhos em uma Escola Waldorf só é possível quando o grupo está comprometido espiritualmente com o “todo” e em total harmonia.

De nada adianta termos um “lindo espaço” se não nos conhecermos, não nos relacionarmos com amor. De nada adianta fazermos algo se o resultado for para beneficiar um ou outro grupo individualmente.

A vontade deve vir de dentro para fora. Brotar no coração de cada um de nós a vontade de melhorarmos sempre nosso espaço de convivência, de aprendizado constante.

O maior desafio é exercitar diariamente nossa humildade e nossa autodisciplina.

As conquistas deverão ser apreciadas com gosto, sejam elas do tamanho que for.

As dificuldades deverão ser superadas em conjunto, deixando como resultado sempre uma lição de vida.

Assim, convidamos a todos comprometidos com a Pedagogia Waldorf a se “entusiasmarem” conosco.
                 
"A concórdia não é a unificação das opiniões,
mas sim a concordância das vontades".
(Santo Tomás de Aquino)