10 de mar. de 2013

A Pedra Fundamental

No Natal de 1924 - 1924, Rudolf Steiner fundou a Sociedade Antroposófica Geral. O incêndio do Goetheanum, na noite de 31 de dezembro de 1922, foi uma tragédia que mostrou a crise daquela antida Sociedade Antroposófica fundada em 1913. Tornou-se necessário um novo começo. E um novo começo exigia justamente a fundação de uma nova Sociedade Antroposófica. Essa fundação foi realizada por Rudolf Steiner com a alocução que publicamos aqui e, durante a qual ele efetuou o lançamento da Pedra Fundamental da nova Sociedade. Esta Pedra Fundamental, diferentemente do que seria uma tal pedra, consistiu em determinadas palavras estruturadas como um mantra. E o solo onde ele implantou essa "pedra", esse mantra, não foi mais a própria terra mineral, mas sim o coração das pessoas que participaram dessa cerimônia.

A solenidade do ato, a postura de Rudolf Steiner, permitiu que muitos dos presentes percebessem que, naquele instante, naquele Natal de 1923-1924, o que acontecia não representava apenas algo simbólico, mas sim a criação de uma nova realidade no espírito que a opera e transforma a evolução através dos tempos. E quem estava presente foi testemunha desse fato. Essa realidade espiritual, trazida por Rudolf Steiner, mostra diferentes aspectos que ele foi revelando e examinando nos dias seguintes, para os membros da Sociedade: trata-se dos ritmos da Meditação da Pedra Fundamental, cuja vivência nos mostra de diversos lados a sua natureza. Para Rudolf Steiner, essa realidade espiritual era a fonte viva que deverá alimentar o impulso antroposófico através dos tempos. A ela, porém, está vinculado um mistério: ela só existe se cada pessoa a renova continuamente em sua alma, em seu coração, justamente se ocupando sempre com seu conteúdo.

A sobrevivência do movimento antroposófico na Sociedade Antroposófica está vinculada à presença dessa Meditação da Pedra Fundamental no coração de seus membros.

Bernardo Kaliks e Luiza Lameirão

Texto extraído da Introdução do livro "A Pedra Fundamental e seus Ritmos", editora VeroVer, Sociedade Antroposófica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário