3 de jan. de 2013

Pedagogia Waldorf - Antroposófica

O que diferencia a pedagogia Waldorf de outras correntes pedagógicas inovadoras, é a sua concepção do homem e do mundo, a forma como compreende e atua na realidade frente às necessidades de transformação. 

A prática educativa Waldorf fundamenta-se na visão do homem como uma unidade harmônica físico-anímico-espiritual. Fundada por Rudolf Steiner em 1919, em Stuttgart, na Alemanha, inicialmente através de uma escola para os filhos dos operários da fábrica de cigarros Waldorf-Astória, a pedagogia Waldorf distinguiu-se desde o início por ideais e métodos pedagógicos até hoje considerados revolucionários.

A Pedagogia Waldorf tem suas bases na Antroposofia, e ultrapassa a mera transmissão de conhecimentos. 

As escolas Waldorf procuram estabelecer uma relação harmônica entre o desenvolvimento das crianças e a aprendizagem. Steiner baseou-se na observação do ser humano, e o descreveu sob vários ângulos complementares, dois dos quais tendo efeito direto na educação: a constituição humana e o desenvolvimento da personalidade num ciclo de sete anos (setênios). 

 A constituição humana Para Rudolf Steiner, o ser humano é constituído por três veículos de expressão: 1. o corpo, 2. as emoções 3. a mente 

 Aos quais correspondem três funções: 1. o querer, 2. o sentir 3. o pensar. 

 Todos esses aspectos precisam ser educados com a mesma atenção para a plena realização do potencial humano. 

 Esse é o objetivo da Pedagogia Waldorf, e por isso ela desenvolveu atividades para cada uma das constituições humanas: 

O corpo é educado por meio de atividades práticas como: jardinagem, marcenaria, construção, ginástica, trabalhos manuais culinária, entre outras. Desse modo, fortalece-se também o caráter da criança, pois ela desenvolve a força de vontade, criando qualidades como a disposição para enfrentar dificuldades e a perseverança.

As emoções são educadas pela arte: música, canto, desenho, pintura, literatura, teatro, recitação, escultura e cerâmica. Por meio da expressão artística, são dadas muitas oportunidades para o refinamento da sensibilidade, harmonização de conflitos na área afetiva e interação social. 

A mente educa-se por meio: da transmissão do conhecimento já adquirido pelo homem de forma balanceada e adequada à idade do aluno. do uso da arte e de atividades práticas também como instrumentos a serviço das matérias acadêmicas. Busca-se cultivar o sentimento de admiração que as crianças têm em relação à Natureza e ao mundo como forma de manter vivo o seu interesse em aprender. 

Com a educação integrada de todos os aspectos do seu ser, a criança aprende a não dissociar pensamentos, sentimentos e ações. Torna-se, assim, um adulto equilibrado e coerente. 

O desenvolvimento da personalidade num ciclo de sete anos (Setênios) 

De 0 a 07 anos (maturidade escolar): A criança está aberta ao mundo; tem confiança ilimitada; recebe impressões sensoriais; não elabora julgamento ou análise; está na fase do desenvolvimento motor; as percepções inadequadas são armazenadas no inconsciente (não compreende o pensamento dos adultos); o aprendizado por imitação; o educador Waldorf deve ser digno de ser imitado, pois nessa imitação inconsciente estará fundamentando sua moralidade futura. Característica: O bom. 

De 07 a 14 anos (maturidade sexual): Desenvolvimento anímico*; emancipação da vida corporal; interage e reage aos estímulos que recebe; necessita de explicações conceituais; interesse pela admiração que as coisas causam; vivência na área dos sentimentos; puberdade (12/14 anos) perturba a harmonia anímica; o professor Waldorf deve saber o que é bom ou não para seu aluno e entusiasmá-lo, deve ter “autoridade amorosa”; Característica: O belo. 

 De 14 a 21 anos (maturidade social): Liberdade das forças anímicas; desenvolvimento do lógico, analítico e sintético; separa-se do mundo (vê o mundo de fora); quer explicações conceituais e intelectuais; quer ser compreendido; o professor Waldorf deve ser digno de respeito. Característica: O verdadeiro. 

Cada setênio apresenta momentos claramente diferenciáveis, nos quais surgem ou despertam interesses, perguntas latentes e necessidades concretas. Na Pedagogia Waldorf, é dada uma importância fundamental à educação no primeiro setênio por se tratar da fase da vida na qual é desenvolvida a organização do corpo físico, o veículo que o indivíduo irá usar como meio e instrumento para a concretização de sua missão na Terra. A educação visa proporcionar um corpo são para uma mente sã. . 

A pedagogia Waldorf está muito enraizada no respeito e na admiração pelo Mundo, incutindo nas crianças a capacidade e a responsabilidade de intervir na preservação da Natureza. 

Os pais que procuram uma escola Waldorf desejam que os seus filhos tenham uma formação com mais liberdade e em harmonia com a Natureza. E que esta seja saudável para o corpo, a alma e o espírito, seguindo um estilo de vida alternativo, com menor consumismo. . * anímico= referente à alma 

Fonte: http://beija-flor.org/site/modules/articles/article.php?id=69 
http://fmaria.wordpress.com/pedagogia-waldorf/