Dicas e Receitas de Dieta antroposófica


A Batata


A pátria da batata encontra-se no oeste da América do Sul. Ela já era cultivada no Altiplano andino há dois mil anos. Chegou à Europa Central via Itália, e em 1700 foi compulsoriamente introduzida pelo governo em Württemberg, apesar da resistência dos camponeses. Na Prússia, Frederico, o Grande impôs seu cultivo em grande escala. Isso causou alterações na sequência de plantios, tornando necessário o emprego mais intenso de adubos para manter a fertilidade do solo. Contudo, reconheceram-se logo as vantagens do cultivo da batata. Com exceção de algumas perdas de colheita devido a fungos, a batata revelou-se muito mais resistente do que os cereais.

Sob o aspecto qualitativo, é importante ressaltar que a batata pertence à família das solanáceas. A maior parte dessas plantas é tóxica. Também a batata contém uma pequena quantidade do tóxico solanina, cuja concentração aumenta quando o tubérculo é atacado por bactérias, pela ação da iluminação ou quando começa a brotar, podendo causar intoxicações.

Ao compararmos a batata com os cereais, verificamos tendências nitidamente opostas. Enquanto os grãos dos cereais estão completamente entregues às influências da luz e do ar, as batatas crescem como tubérculos sob a superfície da terra. 

De acordo com o que foi mencionado sobre a questão qualitativa na alimentação, há diferenças entre órgão vegetal que cresce sob a terra e o que é exposto à luz e ao ar. Na batata isso é particularmente interessante: quando a semente de batata brota, o broto principal dirige-se para o alto, mas os brotos axilares dos cotilédones orientam-se para baixo e tendem a penetrar no solo. Como já vimos, as raízes e outros órgãos que armazenam substâncias nutritivas e crescem abaixo da superfície terrestre têm sua correspondência com o sistema neuro-sensorial, enquanto os frutos e as sementes ativam mais o sistema metabólico. 

Porém a planta da batata alcança o solo por uma inversão parcial do “princípio de brotamento”, ao contrário das plantas da família dos nabos, cenouras e tubérculos. Devido à sua tendência a formar toxinas, ela se salienta nitidamente como uma exceção entre as plantas que armazenam substâncias no solo. Por isso a batata atua de modo unilateral nos órgãos do sistema nervoso. A esse respeito Rudolf Steiner diz que, devido ao consumo excessivo de batatas, o pensamento meditativo e interiorizado se enfraquece, favorecendo um pensar mais racional e reflexivo. Com isso se estimula uma mentalidade reduzida ao materialismo.

Desse ponto de vista, não é de admirar que nosso modo de pensar materialista, totalmente apoiado numa percepção sensorial superficial, coincida com a difusão da batata como um dos alimentos mais importantes. (Naturalmente isso não significa que esta seja a única causa da expansão do materialismo! Queremos apenas indicar uma possível relação com tal fato.)

Que consequências se podem deduzir dessas indicações? Pode-se tentar reduzir pouco a pouco o consumo excessivo de batatas, substituindo-as por cerais, raízes e legumes. As batatas em si podem ser preparadas das maneiras mais diversas, em saborosas saladas, bolinhos ou batatas fritas feitas em casa. Obviamente, ao comprar batatas fritas feitas em boa qualidade e estejam livres de adubos minerais, para que suas vantagens (elevado teor de proteínas e vitaminas) possam manifestar-se e não surjam desvantagens adicionais.

Um a dois meses depois de modificar os hábitos alimentares, pode-se constatar um aumento de vigor e de mobilidade no pensar e uma maior capacidade de atenção.

Desaconselhamos o consumo regular de batatas durante a gravidez e no primeiro ano de vida da criança – quando o cérebro ainda tem à sua frente as etapas decisivas de sua maturação-, bem como nas doenças nervosas ou cancerosas.*

* Em relação a isso, é interessante ressaltar que na Inglaterra suspeita-se de uma relação entre o consumo de batatas e a ocorrência de malformações como fissuras da medula espinhal e anencefalia (ausência de cérebro), o que foi confirmado em experiências com animais. Vide J.H. Renwick et al.,”Neural-tube defects produced in syrian hamsters by potato glycalcaloids”.

Do livro “Consultório Pediátrico” de Wolfgang Goebel e Michaela Glöckler, da Editora Antroposófica

AGORA SEGUEM DELICIOSAS RECEITAS: 


1- Espetinho de vegetais com queijo coalho ao molho curry
Rendimento: 4 espetos grandes

Ingredientes
Legumes de sua preferência (sugestão: 150 g de abóbora japonesa; 1 unidade de abobrinha pequena; 1 unidade de cenoura pequena; 1 unidade de mandioquinha pequena; 4 champignons grandes cozidos em água, limão e sal)
1 unidade de espeto de queijo coalho
1 espiga de milho
4 espetos de madeira para churrasco
Molho curry a gosto

Modo de fazer
Lave todos os vegetais. Corte-os em cubos grandes. Asse os vegetais cortados em forno médio sobre uma assadeira rasa, um de cada vez, até que fiquem al dente. Coloque um cubo de cada vegetal e um cubo de queijo em cada espeto. Arrume os espetos na assadeira e regue com azeite e suco de limão. Asse os espetos por cerca de 15 minutos ou até que os vegetais fiquem macios. Ordene-os em formato de estrela em uma bandeja e sirva com molho de curry.

2 -Canelones de Abobrinha
Rendimento: 6 porções

Ingredientes
6 abobrinhas italianas fatiadas longitudinalmente
1 ricota peneirada
100 g de espinafre picado
alho-poró picado a gosto
salsinha picada a gosto
orégano fresco picado a gosto
1 pitada de curry
sal marinho a gosto

Modo de fazer
Lave os vegetais. Escalde o espinafre e pique. Reserve. Corte as abobrinhas em fatias finas e coloque-as em uma assadeira com um fundo de água e asse somente até amolecer. Reserve. Peneire a ricota e temperar com alho-poró, sal curry, salsinha e orégano. Acrescente à ricota o espinafre picado. Ponha uma parte de ricota sobre cada tira de abobrinha, espalhando por toda a superfície, e enrole, formando os canelones. Prepare um molho de tomates frescos com manjericão e despeje sobre os canelones arrumados em uma forma refratária. Leve ao forno por 20 minutos. Sirva quente. DICAS: a receita pode ser feita da mesma forma com berinjelas descascadas. Pode também ser servido com o molho de sua preferência, além de variar o recheio.

3- Tabule de Frutas Secas
Rendimento: 5 porções

Ingredientes
300 g de trigo para quibe
1 col. (sobrem.) de canela em pó
azeite de oliva extra virgem da primeira moagem a frio
150 g de damasco turco seco cortado em cubos
50 g de uvas-passas pretas sem caroço
4 unidades de tâmaras secas
100 g de castanha-de-caju picadas
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de sal marinho

Modo de fazer 
Coloque o trigo de molho por 20 minutos. Escorra a água e reserve. Pique as frutas secas e as sementes em cubos. Misture as frutas ao trigo, adicione a canela, a nozmoscada e o sal e regue com azeite.


CARDÁPIO DE REVITALIZAÇÃO 



1º dia
CAFÉ DA MANHÃ

1 taça de frutas cortadas em pedaços grandes com granola, mel e iogurte

1 copo de suco de laranja

1 xíc. (chá) de café com leite (opcional) ou de chá

1 fatia de pão integral com ricota temperada
LANCHE DA MANHÃ

1 copo de suco de limão com agrião e mel
ALMOÇO

1 prato de caldinho de legumes Salada de folhas à vontade

2 col. (sopa) de tabule com frutas secas e castanha-de-caju

2 col. (sopa) de arroz integral

1 canelone de abobrinha com molho de tomate e manjericão

1 porção de escarola
LANCHE DA TARDE

1 copo de coalhada escorrida com geléia de damasco
JANTAR

1 prato de salada de folhas (opcional)

1 prato de sopa de abóbora japonesa com maçã verde e gengibre

2 torradas ou 2 fatias de pão integral

1 minitorta de banana com creme de aveia


2º dia
CAFÉ DA MANHà

1 mamão papaia com granola

1 copo de suco de laranja

1 xíc. (chá) de café com leite ou de chá

1 pão de cenoura com geléia de morango


LANCHE DA MANHÃ

1 copo de suco de melancia com canela


ALMOÇO

1 prato de caldinho de legumes

Salada de folhas à vontade

1 prato de salada de feijão branco ao vinagrete

1 porção de cevadinha com alho-poró

1 espetinho de vegetais com queijo coalho

1 porção de catalonia com tahine
LANCHE DA TARDE 

1 xíc. de chá com biscoito de aveia e gergelim


JANTAR

1 prato de salada verde (opcional)

1 prato de sopa de legumes

2 torradas ou 2 fatias de pão integral

1 porção de creme de manga
FONTE: http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/15/artigo9174-2.asp