Por Andreza Sichieri Mantovanelli Pestana Mota
Centro Educacional Flor de Lótus, Bauru, São Paulo, Brasil.
Micael, 2022
O ritmo como um dos princípios básicos da Pedagogia Waldorf
Na primeira infância todos os processos vitais estão ligados à ritmos e a organização rítmica da criança pequena ainda é rudimentar e precisa ser estimulada.
A proposta do Centro Educacional Flor de Lótus é que a criança vivencie na escola o ritmo diário através da alternância de períodos de contração (atividades proposta no social) e de expansão (livre brincar).
O ritmo semanal é marcado pela atividade de cada dia. Em nossa escola praticamos jardinagem, culinária, aquarela, desenho, modelagem, cuidados com o espaço e vivências com instrumentos musicais como o kântele e o metalofone.
O ritmo mensal é vivenciado através da mesa de época, da roda rítmica e da história escolhida.
E por fim, o ritmo anual, em que são vivenciadas as estações do ano (verão, outono, inverno e primavera), o aniversário de cada criança e, por ser uma escola de inspiração antroposófica, as festas cristãs (Páscoa, São João, Micael e Natal) e também as comemorações de nossa cultura brasileira.
A vivência do ritmo faz com que as crianças tenham segurança e confiança no mundo.
Em nosso calendário trazemos algumas comemorações como o Dia da Consciência Negra e o Dia da Família. Desde 2016 a escola não comemora o Dia das mães e o Dia dos Pais, já que praticamos educação inclusiva e solidária frente às transformações sociais e, ainda, às transformações pelas quais vem passando a família pós moderna. Aqui na Flor cabem todas as famílias. As monoparentais, homoparentais, as famílias nas quais as crianças não convivem com suas mães ou pais ou já os perderam. Valorizamos e homenageamos quem acompanha e protege nossas crianças.
A estrutura
Nossa escola reproduz o ambiente e aconchego de uma casa com sala, quarto, cozinha, banheiros, varanda e quintal. Em nosso quintal há terra, grama, árvores frutíferas bem como canteiros com flores e pequenas hortas. Estimulamos a relação com a natureza, a observação das plantas e o cuidado com o meio ambiente. Permitimos que as crianças subam em árvores, bem como que brinquem na lama.
As atividades oferecidas buscam desenvolver os sentidos de maneira verdadeira. Assim, os brinquedos são simples, de materiais naturais, em sua maioria de madeira, algodão e lã de carneiro. Aqui o menos é mais.
As atividades praticadas desenvolvem a coordenação motora ampla e fina, a percepção visual, auditiva, tátil, olfativa, gustativa, a concentração, a linguagem oral, a orientação temporal e espacial, a lateralidade, o convívio e a socialização, todos vivenciados com um viés artístico.
Por estarem as crianças em fase de exercitar e educar o paladar, o lanche é elaborado, sempre que possível, com alimentos orgânicos e biodinâmicos, fazendo parte do cardápio diário o grão do dia, as frutas frescas e secas, castanhas e chás ou águas saborizadas naturalmente. Em nossa escola não usamos leite e derivados, ovos e, por ser de inspiração antroposófica, não oferecemos carnes às crianças.
As turmas são formadas por crianças de 1 ano e meio até os 6 anos de idade.
Nossa casa funciona de segunda à sexta, das 7h30 às 12h (período da manhã) e das 13h30 às 18h (período da tarde), com 200 dias letivos no ano, incluindo alguns sábados letivos.
Os(as) educadores(as) elaboram um plano de aula mensal, onde planejam as atividades do dia, bem como os horários de lanche e parque. Respeitar os horários de entrada e saída faz com que as crianças vivenciem o ritmo proposto e, assim, possam usufruir dos benefícios que ele traz.
Somos uma família de 09 educadores, entre professores(as), auxiliares, coordenadores(as) e gestores(as). As crianças convivem diariamente com toda a equipe da Flor, o que traz segurança e tranquilidade quando há necessidade de rodízio ou substituição de educadores(as).
A escola também recebe estagiários do curso de pedagogia, bem como da Formação de Professores Waldorf.
Cada família que chega na escola participa de uma reunião individual para a construção de uma ponte entre esses dois mundos em que a criança passará a transitar (casa e escola). Durante o ano, a escola oferece 2 reuniões semestrais, encontros e palestras, e ao final uma reunião individual para acompanhamento do desenvolvimento da criança.
As famílias se comprometem a participar das atividades propostas, bem como se colocam a disposição para a construção de uma comunidade escolar que visa uma educação para a paz.
Temos como princípio a prática da Comunicação Não Violenta. Esta ferramenta é usada com as crianças e construída diariamente com a comunidade escolar.
Organização do cotidiano de trabalho junto às crianças
A criança até 3 anos de idade
No Centro Educacional Flor de Lótus não existem atividades dirigidas para crianças nessa faixa etária, sendo que o enfoque maior e mais importante a ser dado são a satisfação das suas necessidades básicas e os cuidados que ela demanda. A tarefa do(a) educador(a) é ensinar pelo exemplo, dirigindo-se à criança individualmente com uma fala articulada, calma e tranquila.
Troca de fraldas, de roupas, lavagens de mãos, lanche, escovação de dentes, por e tirar sapatos, são cuidados básicos mais importantes pelo contato humano do que qualquer atividade que se possa executar. Atividades rotineiras devem ser realizadas com calma, e a pessoa adulta deve estar inteiramente presente e consciente em todos os momentos. Nos cuidados cotidianos é que a criança tem a possibilidade de perceber o amor e a atenção que lhe são dedicados. Essas atividades nunca devem ser subestimadas, são fundamentais para que a criança se sinta feliz no mundo em que ingressou. São momentos que oferecem uma possibilidade de dedicação exclusiva e cada instante individual com a criança traz em si a oportunidade de um encontro e de demonstração do amor e respeito que o(a) educador(a) possui em relação à mesma. Esta conduta é exercitada diariamente dentro dos ritmos da escola.
O maternal Waldorf é uma extensão da casa, onde a criança aprende pelo exemplo, acompanhando o ritmo do ambiente e convivendo harmoniosamente com as pessoas que nele coabitam. É uma fase do desenvolvimento onde acontecem muitas conquistas humanas como o andar, falar e pensar. Acontecem também a separação do mundo e o nascimento da individualidade. Com isso, aparecem as crises, acompanhadas de birras, mordidas, tombos, febres, doenças infantis etc. Necessário se faz a presença das famílias nos encontros propostos pela escola para compreensão e atuação em uma das fases mais importantes do desenvolvimento infantil.
Chegada - É o tempo do brincar na sala. Depois de guardarem suas bolsas e tirarem e guardarem os sapatos as crianças brincam livremente.
Nesses primeiros momentos na sala o(a) educador(a) serve um delicioso chá e as crianças planejam as atividades do dia, constroem cabanas, arrumam a casinha, viram a cadeirinha de cabeça para baixo para fazer de conta que é um carro, um avião ou foguete etc. Para encerrar esta atividade de expansão o(a) educador(a) inicia o ritual da arrumação cantando uma música quando todos, pelo exemplo, ajudam a organizar a sala para a próxima atividade, guardando cada brinquedo em seu lugar.
Crianças de 3 a 6 anos
Ritmo da época- A Roda rítmica é uma atividade dirigida pelo(a) educador(a) e realizada num grande círculo. Uma estória é elaborada com versos, canções e sincronizada com movimentos. O conteúdo é escolhido de acordo com as estações do ano, os acontecimentos da natureza ou as festas. Cada época tem a duração de aproximadamente 28 dias.
As atividades com as mãos são específicas para cada dia da semana: desenho, modelagem com cera de abelha para as crianças com mais de 5 anos, pintura de aquarela, jardinagem, culinária, dia de cuidados com o espaço e música.
Preparação para o lanche – Inicia-se esse ritual com uma canção onde as crianças são convidadas a lavar as mãos e sentar-se à mesa. Iniciam o lanche com um verso, o(a) educador(a) serve cada criança individualmente enquanto os demais exercitam o esperar, a atenção e o respeito pelo alimento. Este rico momento termina com o agradecimento. Após o lanche uma ou mais crianças ajudam a professora na limpeza e organização da sala.
Brincar livre no parque - Após a aplicação de repelente e uso do banheiro, as crianças brincam na terra, balançam, pulam corda, pulam amarelinha, sobem nas árvores e correm pelo imenso quintal da escola.
De volta à sala, aqueles que necessitam trocam de roupa e organizam suas bolsas. As crianças fazem brincadeiras musicais com mãos e dedos. O(a) educador(a), então, encerra o dia com um conto de fadas, rítmico ou indígena antes ou depois das refeições (almoço/jantar).
A fase dos 3 a 6 anos igualmente acontecem muitas conquistas. O brincar social, a descoberta dos sentimentos, das habilidades manuais, a força da liderança, tudo vai contribuindo para o desenvolvimento físico e psíquico da criança, bem como para a percepção de fazer parte do mundo. Contudo, sua inteligência emocional ainda está em formação e muitas vezes não sabe lidar com as emoções. Não faz sinapses completamente já que não tem ainda seus neurônios encapados pela bainha de mielina.
É de fundamental importância a participação da família na vida escolar da criança, nos encontros propostos pela escola para compreensão e atuação em cada fase do desenvolvimento. Com as ferramentas apresentadas fica mais leve o caminhar junto deles.
Caminho interior dos pais/mães e responsáveis:
Atenção protetora, acompanhamento interessado, confiança confortada e cura. Essas são as qualidades que os responsáveis pela criança devem buscar desenvolver.
o Centro Educacional Flor de Lótus traz em sua proposta a Escola para as famílias através de palestras e rodas de conversas onde se busca a construção de diálogos e trocas entre toda comunidade, bem como a apresentação das ferramentas aplicadas no dia a dia escolar para que possam ser utilizadas pelas famílias em casa.
Participar da escola é possibilitar o exercício da maternidade/paternidade responsável e atenta.
Conheça também nosso ensino fundamental.
É o que procura? Agende uma entrevista através do fone 14 996012898.