10 de fev. de 2014

Entendendo a Escola de Rudolf Steiner



Vale começar dizendo que todas as Escolas Waldorf do mundo (Ensino Fundamental e Médio) devem ser constituídas por uma Associação sem fins lucrativos. Esta foi uma condição para a criação da Escola Waldorf. Toda mensalidade paga ou todo dinheiro arrecadado deve ser revertido em benefício do próprio organismo vivo que é a Escola.

As Escolas Waldorf devem ser geridas por um colegiado de professores, que agirão livremente, sem tirania ou ordens. Os professores são seus próprios mestres e constituem a alma e o coração da Escola. Para Steiner, cada professor tem atrás de si um anjo da guarda que provê a força necessária para desenvolver a força da imaginação criativa essencial para cada ato de ensinar. A autogestão é necessária, pois assegura que nenhuma regra arbitrária interfira nessa conexão. 

Steiner sugeriu que, em reuniões semanais, os professores trocassem experiências de sala de aula e não de teorias, sendo uma academia permanente de formação de professores. O objetivo é sempre desenvolver uma percepção psicológica que permite o entendimento verdadeiro de cada aluno (ser humano) individualmente. Esta troca de experiências faz com que toda a Escola seja objeto de atenção de cada professor. E assim é feito.

Na constituição da EW deve existir a Conferência Interna, formada por alguns professores do colegiado, eleitos sociocraticamente entre eles, que tratará de todo e qualquer assunto Pedagógico e será responsável pela contratação e demissão de professores. Dentro da trimembração do organismo social proposta por Steiner, o colegiado, nas Escolas Waldorf, representa a liberdade (cultural).

Steiner dizia que novos professores devem ser uma fonte de entusiasmo dentro da escola:

"Se você deseja que um ambiente fique mais iluminado, você acende mais luzes e não as apaga".

A harmonia no colegiado é a única forma da Escola Waldorf prosperar.

Steiner propôs, ainda, que a responsabilidade pela administração da escola fosse excluída das reuniões do colegiado. Por isso, as Escolas Waldorf devem ser administradas por uma diretoria que cuidará e tratará dos assuntos financeiros e burocráticos. 

Assim, esta diretoria deve ser formada por pais que, cumprindo alguns requisitos como tempo de Escola por exemplo, são eleitos pela comunidade. As eleições devem ser preferencialmente sociocráticas. Há escolas que mesclam esta diretoria com a presença de pais e alguns professores. Este conselho administrativo, dentro da trimembração social, representa na Escola Waldorf, a igualdade (jurídico/político).

O Conselho de Pais, presente em todas as EW, devem tratar exclusivamente de interesse dos pais, os provedores da Escola, não se envolvendo em assuntos diversos. Representa os anseios de todos os pais de nossa comunidade e ajuda o Corpo Docente a criar as melhores condições para o bom resultado do desempenho pedagógico.Aqui, dentro da trimembração social proposta por Steiner, o conselho de pais representa a fraternidade (econômica).

Podem existir, ainda, os comitês, compostos por pais e/ou professores. São as comissões geralmente coordenadas pelo conselho de pais para gerar rendas para a associação (não se envolve em assuntos executivos, financeiros, burocráticos ou pedagógicos).

Steiner preferia que os mandatos não fossem tão longos. Atualmente cada Escola tem seu estatuto com o tempo de cada mandato.

Em toda Escola Waldorf deve predominar o espírito de Cristo através daquilo que os professores trouxerem com amor, paciência e permanência. O espírito embuído de amor genuinamente humano, deve sair de cada professor para entrar no coração dos alunos.

Para Steiner o que importa é "aprender a aprender", mantendo-se até os últimos dias da vida, um aluno da vida. Uma Escola como a de Steiner pressupõe autoeducação.

Todas as diversas Escolas Waldorf distribuídas pelo mundo formam o maior agrupamento no planeta de organizações não hierárquicas.

Por Andreza Sichieri M. Pestana Mota

Fonte consultada: "Academias Republicanas - A concepção de Rudolf Steiner sobre autogestão, estudo experencial e autoeducação na vida de um colegiado de professores". Francis Gladstone, 1ª Edição, Editora Antroposófica.

34 comentários:

  1. Muito bom, Andreza.
    Adorei seu blog. Estou iniciando estudos sobre Pedagogia Waldorf e Antroposofia e seu blog é enriquecedor!
    Obrigada!
    Tatiana Favaro
    Vitória-ES

    ResponderExcluir
  2. Oi Andreza,

    Estamos procurando pais/prefessores interessados em montar uma escola waldorf em Vitória/ES. Vi a postagem da Tatiana e me animei. Você tem contatos daqui? Estamos aqui há menos de um mês.
    Obrigada!
    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria, obrigada pelo seu comentário. Infelizmente não tenho nenhum contato daí, mas existe um grupo no facebook "Antroposofia de Pedagogia Waldorf no Brasil" que tem membros de todo o Brasil. Tente fazer contato por lá. abraços e boa sorte. luz e calor para vocês.

      Excluir
    2. Olá Valéria, moro em Vitória/ES e sou mestranda em filosofia. Sei pouco sobre a metodologia das escolas waldorf, mas esse pouco é suficiente para me encantar. Se ainda planejando montar a escola por aqui, fique à vontade para entrar em contato comigo pelo e-mail: renata_lucas@yahoo.com.br. Abraços. Renata

      Excluir
    3. Olá Valeria! Moro na Serra - ES e me encanta essa sua ideia. Entre em contato namastelua@hotmail.com

      Excluir
    4. Ola Valéria, poderia entrar em contato novamente. 3219-0230 MOnica

      Excluir
    5. Olá, sou de Vitória também e gostaria de saber se já existe alguma escola com a metodologia Waldorf aqui e ou de que forma poderia colaborar para que venhamos a contar com uma para nosso filhos aqui no Espírito Santo.
      Um abraço,
      Alexandre

      Excluir
    6. qual seu e-mail de contato, Ale? me manda um e-mail! juliademoner@gmail.com . Obrigada!

      Excluir
  3. Mas, como o ser humano às vezes tem o dom de deturpar o que é belo, essas administrações, de não-hierarquicas nada têm! É uma feira de vaidades terrível, além de politicagens e brigas horrorosas!

    ResponderExcluir
  4. Segundo Steiner, após o corpo físico humano se tornar perfeito, os princípios superiores ( as forças psíquicas) da natureza humana tomaram posse dele, e por meio disto, desarranjo e caos vieram ao mundo. Desejos, cobiças, paixões trouxeram desordem ao templo do mundo.

    O que podemos e devemos é reunir pessoas que venham a se engajar na reforma social a partir da base antroposófica. Assim, alcançaremos muito do que queremos segura e prontamente.

    Como diz nossa querida Ute Craemer devemos sempre nos perguntar: o que posso fazer para que esta situação melhore? Como posso atuar para que haja uma regeneração?

    Nossa tentativa, enquanto comum unidade, deve ser a de levar luz onde há trevas. Vamos manter acesa a luz da antroposofia em nossas escolas. abraços fraternos. Andreza

    ResponderExcluir
  5. Olá Andreza! muito obrigado pelo blog. Você sabe onde posso encontrar esse livro de Francis Gladstone?
    um abraço,
    hugo

    ResponderExcluir
  6. http://antroposofica.lojavirtualfc.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=472&texto=academias+republicanas&ok.x=0&ok.y=0&ok=Remover

    ResponderExcluir
  7. Olá acabei de chegar em Vitória/ES sei pouco da metodologia mas adoro, estou disposta a construir algo, como faço para entrar em contato com a valéria.
    Obrigada pelo site.
    Abcs, Marcela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeriarspinto @ gmail.com

      Excluir
    2. marcela, me manda um e-mail! já temos o jardim e o maternal, estamos montando o fundamental. e-mail juliademoner@gmail.com

      Excluir
  8. Andreza, boa tarde. Procuro informações a respeito de alguma escola nesses moldes aqui no espirito santo; ideal Vitoria ou Vila Velha. Vc poderia me ajudar. Meu e-mail é monica.carneirom@gmail.com ou monica.carneiro@ibge.gov.br

    ResponderExcluir
  9. Veja o contato da Valéria acima. Ela está no movimento em Vitória! Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Por favor....li este livro, do qual vc tirou trechos para compor o texto e gostaria que vc me indicasse a página onde está:
    Steiner propôs, ainda, que a responsabilidade pela administração da escola fosse excluída das reuniões do colegiado. Por isso as Escolas Waldorf são administradas por uma diretoria, que cuida e trata dos assuntos financeiros e burocráticos. Esta diretoria é formada por pais, que cumprindo alguns requisitos como tempo de Escola, por exemplo, são eleitos pela comunidade escolar.

    Aguardo contato, Vanesca (vanescamarrero@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  11. Olá Vanessa, encontrei na Parte 4 "Formação de um conselho administrativo" .

    ResponderExcluir
  12. Ola, eu sou capixaba e moro na alemanha, eu estou me especializando na Therapia social e na pedagogia Waldorf. Estou no segundo ano da especializacao que dura no total 4 anos contando com o ano pratico que voce tem que fazer antes de entrar.. penso em voltar para o Brasil, em espeicial para minha VItoria do coracao.. quem sabe nao posso somar com voces?! abracos... meu email é: gabrielabuzim@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitória agora já tem um Jardim Waldorf, se chama Beija-flor, fica localizado ao lado do Horto de Maruípe. Para mais informações enviem e-mail para associacao.beija.flor@gmail.com
      Saudações

      Excluir
  13. Andreza, Moro em Serra - ES e procuro cursos de formação na pedagogia Waldorf. Poderia me orientar, por favor!
    Gratidão!
    Keyt

    ResponderExcluir
  14. Estamos muito interessados em começar um grupo de estudos para abrir uma Escola Waldorf em Ouro Preto/MG. Se alguém souber de interessados estamos à disposição. grata, Ana Audebert email: ana_audebert@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos ajudar com nossa experiência aqui de Vitória. Faça contato com e-mail acima e diga-nos o que vocês precisam...
      Saudações fraternas,

      Excluir
  15. Ola Mulheres!
    Sou de Vila Velha e estou justamente procurando por vcs queb estão nos estudos e formações na pedagogia Waldorf!
    Meu email é raabemaranhao@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, Estou concluindo o curso de pedagogia agora em dezembro/14, sou moradora de Vila Velha/ES e soube a poucos dias da existência da pedagogia waldorf, tenho lido algumas coisas mas adoraria participar de algum projeto, seja de estudos ou trabalho.Aguardo contato: Formanda.edu@hotmail.com.. Graças..

    ResponderExcluir
  17. Olá a todos, sou professora de música e trabalho no momento numa Escola Waldorf aqui em Hamburg (Alemanha). Porém tenho muita vontade de voltar ao Brasil e de trabalhar numa escola Waldorf brasileira. Pode alguém aqui do Blog me dizer, como anda com o projeto de fundar uma escola Waldorf em Vitória? Contato pelo Email: braga@waldorfschule-altona.de Orbigado em antecipado, saudacoes, Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. te mandei e-mail mas diz que não existe. entre em contato por favor! juliademoner@gmail.com

      Excluir
  18. Olá a todos, sou professora de música e trabalho no momento numa Escola Waldorf aqui em Hamburg (Alemanha). Porém tenho muita vontade de voltar ao Brasil e de trabalhar numa escola Waldorf brasileira. Pode alguém aqui do Blog me dizer, como anda com o projeto de fundar uma escola Waldorf em Vitória? Contato pelo Email: braga@waldorfschule-altona.de Orbigado em antecipado, saudacoes, Raquel

    ResponderExcluir
  19. "Vale começar dizendo que todas as Escolas Waldorf do mundo devem ser constituídas por uma Associação sem fins lucrativos"

    Não consigo concordar com isso. Creio que é isso sim, porém deve-se trocar a palavra "Associação" por "Instituição".

    ResponderExcluir
  20. Estou realmente encantada e feliz em saber que existe essa Pedagogia, sou Pedagoga da PMS e sempre quis atuar e interagir com essa proposta e filosofia pedagógica; existem formações físicas ou on line para a região do ES.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia .

    Podem me dizer se o conceito de Escola PEDAGOCIA WALDORF chegou no ES ?
    As mensagens trocadas são de Janeiro de 2016 , temos novidades ?
    hsavio@arlogistica.com.br

    ResponderExcluir
  22. Sim! Temos a Associação Beija Flor com o maternal e jardim funcionando há três anos e estamos necessitando de pessoas interessadas na criação do ensino fundamental. Seja bem vindo! Te mandei um e-mail.

    ResponderExcluir