18 de nov. de 2013

Meditação para os dias da semana - Rudolf Steiner

SEGUNDA FEIRA

Cereal: Arroz
Órgão: Cérebro, órgãos do sentido, pele
Planeta: Lua
Metal: prata

A fala. Dos lábios de quem aspira a um desenvolvimento superior só deve emanar o que tiver sentido e significado.

Todo falar somente por falar- por exemplo, com a intenção de fazer passar o tempo- é nesse sentido prejudicial.

Devemos evitar o tipo comum de conversa onde se fala de qualquer assunto, numa mistura inconseqüente, por outro lado, não devemos excluir-nos da convivência com nosso próximo.

É justamente no contato com os outros que a conversa deve assumir caráter de significância. Que se dê resposta a qualquer interlocutor mas de forma pensada em todos os sentidos! Gostar de silenciar. Procure falar nem demais nem pouco.Primeiro escutar, depois digerir. Esse exercício é chamado Palavras Certas.


TERÇA-FEIRA

Cereal: Cevada
Órgão: vesícula-biliar
Planeta: Marte
Metal: Ferro

As ações exteriores não devem perturbar o nosso próximo. Quando nosso ser íntimo (consciência) nos leva a atuar, devemos ponderar cuidadosamente sobre a melhor maneira de corresponder ao bem do todo, à felicidade permanente do próximo, à essência eterna.
Quando atuamos a partir de nós mesmos, por uma iniciativa própria, pesar de antemão a fundo os efeitos de nossa atuação.
Este é chamado também de AÇÃO ACERTADA


QUARTA-FEIRA

Cereal: Painço
Órgão: bexiga/pulmão
Planeta: Mercúrio
Metal: Mercúrio

A organização da existência. Viver de acordo com a natureza e o espírito; não se dissipar nas futilidades exteriores da vida. Evitar tudo que traz inquietude e agitação. Não atuar apressadamente, mas também não ser indolente. Considerar a vida como um meio para a atividade, para a elevação e agir em consequência.

Chama-se neste sentido também de PONTO DE VISTA CERTO.


QUINTA-FEIRA

Cereal: Centeio
Órgão: Fígado
Planeta: Júpiter
Metal: Estanho

A ASPIRAÇÃO HUMANA. Devemos ter cuidado de não empreender nada que ultrapasse as nossas forças, mas tão pouco deixar de fazer o que estiver dentro delas. Olhar além do imediato e do dia a dia, fixar metas (ideais) unidas com os deveres mais elevados do Homem, por exemplo, buscar desenvolver-se por meio dos exercícios indicados com a finalidade de poder ajudar e aconselhar ao próximo mais intensamente, embora não seja num futuro imediato.

Isto pode ser resumido em TRANSFORMAR TODOS OS EXERCÍCIOS PRECEDENTES EM DISPOSIÇÃO DURADOURA.


SEXTA-FEIRA

Cereal: Aveia
Órgão: Rim, Intestino
Planeta: Vênus
Metal: cobre

A disposição de aprender da vida o mais possível. Nada acontece que não se nos preste a experiências úteis na vida. Se fizemos algo de forma errada ou incompleta, isto será um motivo para fazer algo semelhante, numa ocasião posterior, correta e perfeitamente.

Vendo agir os outros, devemos vê-los sob o mesmo critério ( embora sempre com um olhar carinhoso). Não devemos fazer nada sem lembrar vivências que possam ser uma ajuda em nossas decisões e realizações. Pode se aprender muito de qualquer ser humano, inclusive de crianças.
Este exercício é chamado de MEMÓRIA CERTA, isto é, a lembrança certa da experiência que se teve.


SÁBADO

Cereal: Milho
Órgão: Esqueleto/Medula Óssea
Planeta: Saturno
Metal: chumbo

Prestar atenção às representações mentais ( pensamentos ). Ter somente pensamentos relevantes, Aprender a distinguir paulatinamente nos pensamentos entre o essencial e o acessório; entre o eterno e o efêmero; entre a verdade e a mera opinião.

Ao escutar o discurso do próximo, procurar permanecer calmo em intervir e renunciar a todo consentimento e, principalmente a todo juízo negativo (crítica, negação), também nos pensamentos e sentimentos.
Esta é a chamada OPINIÃO CERTA


DOMINGO

Cereal: Trigo
Órgão: coração
Planeta: Sol
Metal: ouro

Decidir-se ainda nos atos mais insignificantes, somente com base numa ponderação total. Afastar da alma todo atuar impensado, todo fazer desprovido de significado. Deve-se ter, para tudo, razões bem ponderadas. Deixar de fazer aquilo que carece de um motivo significativo.
Se estamos convencidos da retidão de uma decisão tomada, devemos nos ater a ela com toda a firmeza de ânimo.
Este é o chamado JUÍZO CERTO que não depende de simpatia ou antipatia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário