17 de mar. de 2012

Minha história: Gratidão e Perspectiva de Pais Waldorf



Tudo começou quando eu estava grávida de meu primeiro filho, em um bate papo informal com um casal de amigos que haviam mudado de Marília para Bauru e procuravam uma escola para o filho mais novo. Perguntaram-me: “Você conhece a Escola Waldorf???” Eu nunca havia ouvido falar e me interessei pela forma que me foi apresentada.

Tocada com a “pincelada” sobre a proposta, perguntei para uma outra amiga se ela conhecia a tal Escola e ela me respondeu: “aqui em Marília tem uma para crianças pequenas”. Curiosa, pedi para ela me levar até lá.

Fiquei emocionada e maravilhada com a proposta da pedagogia de criar seres livres, respeitando cada fase do desenvolvimento humano, dividida em setênios por Rudolf Steiner.

Após alguns meses Raul nasceu e, quando estava com quase dois anos de idade, resolvi leva-lo para a escola a fim de proporcionar a ele contato com outras crianças.

Foi nossa iniciação na Escola Waldorf, em 2007. Uma experiência muito gratificante para nosso filho e para nós, pais.

Logo depois nasceu minha segunda filha, Heloísa. Igualmente, com quase dois anos de idade foi para o maternal da Escola Waldorf em Marília.

Os anos se passaram, a primeira infância do Raul estava chegando ao fim e era hora de pensar no 1º ano do Ensino Fundamental.


Infelizmente, ou felizmente, ou os dois, a escola Waldorf de Marília não deu o passo para o fundamental e nós, então, certos da escolha que fizemos, mudamos para Bauru para poder estudar nossos filhos na Escola de Rudolf Steiner.

Fomos muito bem recebidos, as crianças amaram a Escola e seus novos professores.

Na primeira reunião com a professora de classe, bem como na recepção dos “pais novos” fomos chamados não só para apoiar a escola, mas para entender sobre como nossos filhos iriam aprender e o que poderíamos fazer para melhorar essa experiência em casa. 

Estamos com um mês de aula e já confeccionamos a primeira ferramenta para nosso filho. Os bambus, afinados, lixados e polidos viraram as agulhas de tricô a serem utilizados pelas nossas crianças do 1º ano... Satisfação para nós, pais, e para eles que acompanharam todo o processo. Ao mesmo tempo em que brincavam, vinham conferir de pertinho como estavam ficando suas agulhas..

A riqueza dentro da escola pode ser acessada em inúmeras oportunidades. Temos grupos de estudos antroposóficos, ciclo de palestras, exposição pedagógica no bazar e um extenso calendário de reuniões...

Estudamos, aprendemos sobre Rudolf Steiner e Educação Waldorf. Hoje, estamos familiarizados com o ensino, com a importância dos professores na vida das crianças. Posso dizer que crescemos com a educação e aprendemos com ela a cada dia.

Eu e meu marido nos juntamos aos representantes de classe, participamos do primeiro mutirão do ano, estamos na comissão de comunicação e também no grupo organizador da comemoração do aniversário de 25 anos da Escola. Demos o primeiro passo da longa caminhada até o 12º ano da filha caçula, que hoje está no jardim.

Deparamos-nos diariamente com o entusiasmo dos professores, com gratidão, e inspirados por tudo o que eles oferecem. Nosso entusiasmo pela Pedagogia Waldorf cresce juntamente com o aprendizado. Nossas habilidades aparecem... Estamos até cantando no coral da escola!!!

Como é bom fazer as coisas ali.  Participar da Escola, da educação das crianças.

Quando olho para trás, vejo sinais de gratidão pelas pessoas que me levaram para este mundo, de ser hoje uma pessoa que nunca poderia ter sido em qualquer outro lugar.

Obrigada Ana Lúcia e Val, Ana Carla, Ângela Leonel, Professora Eli Domingues e toda comunidade da Viver Escola Waldorf de Bauru!

Nenhum comentário:

Postar um comentário