27 de mar. de 2012

O QUE SE DEVE DESENVOLVER NA ESCOLA WALDORF

(...) Assim, o que realmente acontece é que a cultura moderna, que aliás atua tão maravilhosamente, que nos fez chegar tão perto de certos fenômenos da natureza, na verdade nos distanciou do ser humano. 
É fácil compreender que, sob esse aspecto, o ramo da vida cultural que mais sofreu é o que tem a ver com a formação, com  o desenvolvimento do vir-a-ser do homem, com a educação, com o ensino da criança. Pois o homem só pode ensinar quando compreende o que tem de formar, o que tem de estruturar, assim como o pintor só pode pintar se conhece a natureza, a essência das cores, e o escultor só pode trabalhar se conhece a essência de seu material, e assim por diante. O que é válido para todas as artes, em que se trabalha com materiais exteriores, por que não deveria valer para a arte em que se trabalha com o material mais nobre que se apresenta diante do homem, que é entidade humana, seu vir-a-ser, seu próprio desenvolvimento?  
Com isso, no fundo, já nos é apontado que toda educação e todo ensino precisam brotar de um verdadeiro conhecimento do ser humano. Essa arte de educar, totalmente baseada num verdadeiro conhecimento da essência humana, é o que procuramos desenvolver na Escola Waldorf.

Trechos de A METODOLOGIA DO ENSINO E AS CONDIÇÕES DA VIDA DO EDUCAR– GA 308 – Rudolf Steiner

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