Fazer parte de uma Escola Waldorf significa muito mais do que apenas estar inserido numa comunidade escolar. Quando Rudolf Steiner idealizou a primeira Escola Waldorf o mundo se encontrava recolhendo os escombros de uma guerra mundial. Steiner, desde então, acreditou que uma das principais maneiras para evitar que aquilo se repetisse seria apostando numa nova forma de educar, e isso através de um processo pedagógico que fosse capaz de ir além dos tradicionais métodos de ensino. Mas o que difere essa pedagogia das demais? Porque a Unesco a considera como sendo a pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais atuais, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais?
Uma boa resposta, se fôssemos resumir o significado da Pedagogia Waldorf, é que nela se trabalha o “conhecimento do homem como fundamento de ensino”. Outro diferencial marcante é que toda Escola Waldorf é portadora de CARÁTER TERAPÊUTICO, ou seja, todo o método de ensino está orientado a atuar de modo a trazer saúde para a criança, trabalhando a educação à partir de cada época da evolução infantil. Por isso a Pedagogia Waldorf concebe o ser humano em sua “integralidade”.
É fácil inferir, assim, quão rica é uma Escola Waldorf, e como é importante difundir tudo o que a ela esteja ligado. Foi pensando nisso que um grupo de pedagogos e simpatizantes da Pedagogia Waldorf se uniu e propôs a realização de “Encontros pela Paz”, um espaço para as pessoas dialogarem conhecendo as bases daquilo que Rudolf Steiner concebeu, tornando possível, assim, que sejam conhecedoras de seu papel dentro do Universo. E tudo isso em forma de um Curso, num formato agradável permeado por dinâmicas, plenárias e oficinas. Uma vez por mês, aos sábados, dedique seu tempo à algo prazeroso e preenchedor.
Próximo Encontro: "O homem Trimembrado: Pensar, sentir e querer"
11 de maio de 2013, das 08hs30 às 12hs30
Casa do Médico de Bauru
Rua Amadeu Sangiovani, 4-47
Expositora: Marina Fernandes Calache
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