SETE MITOS DA INSERÇÃO SOCIAL DO EX-ALUNO WALDORF
Este é o 1º recorte de uma ampla pesquisa que pretende investigar e relatar a trajetória de vida de ex-alunos Waldorf, desenvolvida por Wanda Ribeiro e Juan Pablo de Jesus Pereira, ambos egressos dos quadros da USP.
Os resultados trouxeram argumentos para suas certezas frente à Pedagogia Waldorf e a vontade de compartilhá-los: "Números não podem expressar a essência do que encontramos nesse caminho e de todos os âmbitos que a Pedagogia Waldorf é capaz de atingir, mas podem dar um aspecto concreto aos resultados", dizem os pesquisadores.
Perfil dos ex-alunos entrevistados
42% do sexo masculino e 58% feminino
58% dos entrevistados entraram na escola no jardim-de-infância
21% ingressaram entre o primeiro e o quarto ano
15% vieram para a Escola entre o quinto e o oitavo ano
6% tornaram-se alunos no Ensino Médio
OS 7 MITOS e um resumo dos resultados obtidos:
1º Mito: Os ex-alunos têm muita dificuldade em passar no vestibular
Resultados obtidos: 100% dos que prestaram vestibular passaram, sendo 91% na primeira tentativa
2º Mito: Só passam em vestibular de faculdades de segunda expressão
Resultados obtidos: 68% dos alunos Waldorf entraram em faculdades de primeira expressão (segundo classificação do "Provão" do MEC)
3º Mito: Alunos Waldorf não têm capacidade para cursar uma faculdade
Resultados obtidos: 92% completaram com êxito o ensino superior
4º Mito: A Pedagogia Waldorf só forma artistas
Resultados obtidos: Apenas 12% formaram-se em carreiras artísticas
5º Mito: A Pedagogia Waldorf não prepara para o mercado de trabalho
Resultados obtidos: 99% estão atuando no mercado de trabalho
6º Mito: A Pedagogia Waldorf não prepara para o mundo da competição profissional
Resultados obtidos: 84% não se sentiram prejudicados
7º Mito: A Pedagogia Waldorf é de doutrinação religiosa
Resultados obtidos: 100% não perceberam nenhum tipo de doutrinação religiosa
Fonte: http://www.sab.org.br/pedag-wal/artigos/mitos.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário