23 de ago. de 2011

A Medicina Holística

A palavra grega "holos" significa inteiro, total; a visão holística é baseada na compreensão integral do homem e do universo e, aos poucos, vem se inserindo na educação, nas artes e nas ciências. "Pensar um pouco pode fazer a mente inclinar-se ao ateísmo, mas o estudo maior traz a mente de volta para Deus", dizia Francis Bacon.

O encontro da física moderna com os conceitos milenares ensinados pelos grandes mestres espirituais do Oriente mostram a direção a ser seguida pela humanidade na Era emergente. A medicina caminha para a abordagem holística, por lidar diretamente com o ser humano a ser compreendido em toda a sua profundidade.

As especialidades médicas são necessárias devido à complexidade e ao grande avanço científico nas diversas àreas de atuação do médico. No entanto, o especialista deve ter uma visão do todo se quiser compreender bem a parte. Hipócrates, o pai da medicina, dizia que todas as qualidades do bom filósofo deveriam estar também presentes no médico: serenidade, pureza de vida e bondade. Este deve ter um grande amor à medicina e ao ser humano se quiser fazer jus à sua profissão de tanta responsabilidade; deve passar por um constante processo de cura interior, que é a busca do auto-conhecimento, para melhor servir àqueles que procuram, e buscar continuamente o aperfeiçoamento profissional, ampliando e atualizando seus conhecimentos.

É grande a gama de terapêuticas naturais e energéticas disponíveis atualmente, e a arte de curar necessita de todas as contribuições que pode obter: homeopatia, alopatia, medicina antroposófica, fitoterapia, aromaterapia, medicina floral, cromoterapia, acupuntura, reiki, massagem, etc, cada qual no seu momento, de acordo com a necessidade individual do paciente, e às vezes, duas ou mais destas técnicas atuando em conjunto, como tratamentos complementares.

A humanidade necessita de uma cura profunda e a Mãe Natureza fornece os melhores remédios para o restabelecimento da saúde física, emocional e mental.

Vivemos a transição do caos e da doença para o equilíbrio e a saúde. O despertar da consciência é uma necessidade de todos.

Através da prática no cotidiano de habitos saudáveis de alimentação, de uma atividade física regular e de uma atitude serena diante da vida e das provações que ela nos traz, conseguiremos eliminar o stress característico da vida moderna. O stress está na raiz da maior parte das doenças e sua cura depende de uma transformação interna. São Lucas, o médico de homens e de almas, disse: Curai os enfermos e dizei-lhes: é chegado a vós o Reino de Deus".

(Emerson de Godoi Cordeiro Machado, médico e autor do livro Gestação, Parto e Maternidade - uma visão holística).

Nenhum comentário:

Postar um comentário