18 de out. de 2011

Avaliar Para Emancipar: As Concepções Da Pedagogia Waldorf Frente Às Diretrizes Propostas Pela Ldb

a Pedagogia Waldorf não se limita a determinar uma proposta metodológica rígida, severa e intransigente sobre a prática avaliativa e nem inventa um novo tipo de avaliação, pois segundo Steiner (2003) afirma que “não teria um sentindo pedagógico profundo”. Inverso a perspectiva tradicionalista, a ação pedagógica desloca-se do aspecto quantitativo para o qualitativo, e o erro juntamente com a incompetência dos alunos, transformam-se em aliados e não inimigos na construção do conhecimento. Percebe-se então, uma redefinição da atuação educacional mediante a implementação de estratégias metodológicas que viabilizam a democratização do ensino com base no diálogo e a participação dos alunos nos procedimentos de ensino-aprendizagem-avaliação.Se tomarmos a prática da avaliação como um processo, é essencial que o educador opte por instrumentos que contemplem as diferentes perspectivas de inteligências, concepções, conceitos, etc. Logo, cabe ao professor, e conforme sugerido por Gardner, enfatizar na necessidade de propor atividades que trabalhem as diferentes inteligências em termos de suas manifestações culturais. Assim, a habilidade verbal, mesmo na pré-escola, ao invés de ser medida através de testes de vocabulário, definições ou semelhanças, deve ser trabalhada e avaliada através de manifestações tais como a habilidade para contar histórias ou relatar acontecimentos. Ao invés de tentar avaliar limitando-se a aspectos meramente quantitativos e tradicionais, o educador e a escola devem reconfigurar suas metas a partir do “conhecimento na ação, reflexão na ação e reflexão sobre a ação e sobre a reflexão na ação” (IN NÓVOA: 1992: 26).A avaliação, portanto, só passará a possuir significâncias como parte no processo educativo a partir da interação entre o educando e educador sob os aspectos que envolvem todas as fases desde procedimento. O processo de conquista dos conhecimentos deve acontecer de forma dialógica, representativa e autentica, e tanto as escolas como os educadores, devem trabalhar com estratégias que preparem seus alunos para a vida, pois a vida não se limita apenas a raciocínios verbais e lógicos.


artigo na íntegra: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/avaliar-para-emancipar-as-concepcoes-da-pedagogia-waldorf-frente-as-diretrizes-propostas-pela-ldb-1410888.html

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