10 de out. de 2011

Curriculo Waldorf - Ensino Fundamental

Ensino Fundamental
Como devemos educar para desenvolver toda a personalidade, não só a inteligência e a memória, mas a imaginação criadora, o caráter, vontade e o equilíbrio emocional, para um julgamento justo e ações corretas?

Como os conteúdos de Línguas, de Matemática, de História, de Geografia e de Ciências formam, através de suas leis, a estrutura e desenvolvimento do ser humano?


Imaginação, Admiração e Criatividade

O Mundo é Belo – O objetivo da Pedagogia Waldorf é educar o ser humano por meio da Arte. Todas as atividades têm o elemento artístico como base e, através deste elemento, procura-se desenvolver o conhecimento que vai atuar no pensar do aluno de forma geral, estimulando seu amor ao próximo e o respeito à natureza. O currículo proporciona uma visão ampla das matérias e a aquisição de conhecimentos gerais, além de preparar para o exercício da cidadania.

Apresentações regulares de Música, Euritmia e Teatro fazem parte do currículo. Essas atividades culminam com a encenação de uma peça de teatro, no 8º ano, para toda a comunidade escolar. Viagens de estudo em campo complementam o conteúdo teórico das diversas matérias.

O Professor de Classe – Se o professor entende da sua arte, a arte de ensinar, se ela é aplicada com carinho e amor, e se o professor consegue formar uma classe, sua durante os oito anos do Ensino Fundamental, que trabalha com alegria, ir à escola torna-se, para as crianças, desde o Jardim de Infância até o Ensino Médio, um prazer renovado a cada dia.

Os alunos permanecem com um mesmo professor de classe do 1º ao 8º ano, ou seja, até atingirem os 14 anos de idade – excetuando-se nas aulas de línguas e de artes. Como neste período não ocorre a mudança de professores, um forte relacionamento se desenvolve tanto entre as crianças e o professor, bem como entre elas mesmas. O professor é capaz de conhecer cada criança em profundidade e então responder às necessidades educacionais e formativas de cada uma.

No período entre os sete e os catorze anos, as crianças aprendem as habilidades básicas para que o mundo lhes faça sentido:


- Alfabetização, Matemática e habilidades sociais, aprendendo assim como os seres humanos se relacionam com o mundo ao seu redor. 


- Entendimento profundo da História, do mundo natural e das realizações da humanidade.


- Desenvolvimento das capacidades artísticas, práticas, intelectuais e científicas, por meio das quais as crianças conquistam autoconfiança, iniciativa e imaginação.

Música – Não se pode imaginar uma escola Waldorf sem música e sem canto. Logo pela manhã se ouvem, de todas as classes, as canções alegres e as flautas doces. Tanto o ritmo do dia como o do ano levam a marca da música. Aulas de canto e flauta começam já na 1ª série. A partir da 3ª série, são iniciadas as vivências de violino, viola e violoncelo e, da 5ª série em diante, as crianças podem participar da orquestra da Escola.

Trabalhos Manuais  Fazendo tricô ou tecelagem, trabalhos de escultura, marcenaria e sobre metais, os meninos e as meninas desenvolvem uma habilidade manual que normalmente incentiva as faculdades mentais, fazendo nascer um pensar mais móvel, mais sutil. As exigências profissionais, contrariamente ao que possa parecer, não são satisfeitas por uma aprendizagem unilateral excessiva. Pelo contrário, será tanto mais apto, inclusive para profissões altamente especializadas, aquele cujo conjunto de faculdades é desenvolvido harmoniosamente, sem qualquer especialização prévia.

Currículo inter-relacionado horizontal e verticalmente – A Pedagogia Waldorf está baseada em um currículo que reconhece as necessidades da criança em crescimento/desenvolvimento. Todas as matérias curriculares são integradas num ensino que usa a informação apenas como um dos meios para a formação, e que visa desenvolver a criatividade, a imaginação e a integração social.


Ensino em Épocas / Aula Principal – A divisão das matérias em aulas de 45 minutos, distribuídas durante a semana, foi substituída por “Aulas Principais” e Ensino em Épocas. Matérias que requerem muita descrição narrativa, como História, podem ser abordadas em profundidade todas as manhãs por três ou quatro semanas em períodos de 110 minutos. Após essas semanas, o aprendizado é então levado ao “esquecimento”, ou seja, deixa-se o conteúdo descansar na criança. Enquanto este conteúdo decanta uma nova matéria se inicia. Este método leva à consolidação da matéria em questão.

Avaliação – O boletim das crianças não tem o formato de uma série de tópicos com itens a serem marcados pelos professores. Em vez disso, o progresso das crianças é descrito detalhadamente em boletins manuscritos, nos quais são mencionadas as habilidades sociais e virtudes como perseverança, interesse, automotivação e força de vontade. Assim, busca-se criar uma imagem geral do desenvolvimento da criança no período.

Euritmia, uma Arte do Movimento – Criada no início do século passado, período em que as artes em geral passavam por profundo questionamento e conscientização de seus elementos artísticos fundamentais, a Euritmia é também fruto desse espírito moderno, que busca a essência da expressão artística. Por basear-se na mesma concepção do ser humano, também desenvolvida por Rudolf Steiner nos seus estudos fenomenológicos, sobre a qual se esteia toda a Pedagogia “Waldorf”, a Euritmia está intimamente ligada a essa forma de educação.


Ao trabalhar sempre com obras de arte literárias e musicais, a Euritmia, adaptada a cada faixa etária, acompanha a criança do Maternal ao Ensino Médio da escola Waldorf, contribuindo para o desenvolvimento sadio do indivíduo.

Educação Física – Aqui também se tem como base a imagem do homem, tal como nas outras matérias. Para cada ano, além das modalidades tradicionais, há a Ginástica Bothmer, composta de exercícios físicos criados com o intuito de levar o jovem a vivenciar o espaço em toda a sua dimensão.

Ensino de duas Línguas Estrangeiras, Alemão e Inglês – O estudo do Alemão e do Inglês começa na 1ª série do Ensino Fundamental. Até a 3ª série, ele é feito através de versos, canções, jogos e dramatizações, próprios das respectivas culturas, com ênfase na linguagem oral. A partir da 4ª série, a escrita e a leitura são introduzidas e, na 5ª série, tem início a sistematização da gramática. Da 6ª série em diante, dividem-se as classes em grupos menores, o que possibilita um maior aprofundamento e um melhor aproveitamento.

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